top of page

Guia do usuário

Bem-vindo ao Guia do Usuário da Datafrota, Aqui, você encontrará instruções passo a passo, práticas recomendadas e dicas de especialistas personalizadas

Bem-vindo ao Guia do Usuário da Datafrota, seu recurso abrangente para dominar a plataforma. Aqui, você encontrará instruções passo a passo, práticas recomendadas e dicas de especialistas personalizadas para otimizar suas operações e aumentar a eficiência.​

Alertas


Entradas e saídas

Disparo de entrada

O acionamento de entrada (ou alteração de entrada) refere-se a uma alteração no status de uma entrada em um dispositivo de rastreamento de veículo. Esta entrada pode ser conectada a vários sensores ou interruptores no veículo, como sensores de porta, status de ignição ou outros componentes do veículo. Quando a entrada muda de estado, por exemplo, de ligado para desligado ou vice-versa, o dispositivo GPS detecta essa alteração e pode acionar um evento ou notificação de acordo.



Visão geral

Muitos rastreadores GPS de veículos vêm equipados com entradas que podem ser conectadas a diferentes ferramentas, como um sensor de abertura do rastreador de carro, status de ignição ou um botão de emergência. Ao configurar o sistema adequadamente, os usuários podem receber notificações para gatilhos de entrada por meio da interface do usuário, notificações push, SMS ou e-mail.


A regra é projetada para monitorar entradas discretas específicas e notificar os usuários sempre que houver uma alteração em seu status. Essas entradas discretas podem ter apenas dois valores: 0 ou 1, daí o termo "discreto". A regra espera que a entrada especificada faça a transição de verdadeiro (1) para falso (0), ou vice-versa, e gera notificações para cada alteração detectada.


Essa funcionalidade permite que os usuários fiquem informados sobre o status das ferramentas ou sensores conectados, fornecendo atualizações em tempo real sobre vários eventos, por exemplo, ativação de um botão SOS. A capacidade de receber notificações oportunas aprimora os recursos de monitoramento e facilita respostas rápidas a situações críticas ou eventos detectados por entradas discretas.


Configurações de regras


Número de entrada


O campo de número de entrada especifica o número de hardware ou hardware virtual da entrada que está sendo usada. Para determinar qual entrada corresponde a uma funcionalidade específica, consulte a documentação do fabricante do rastreador GPS. O número de entrada deve corresponder ao sensor discreto criado no widget “Dispositivo e Configurações” → “Sensores e Botões”.



Detalhes da operação do sistema


  • Redefinir temporizador : O alerta "Inputs change" tem um temporizador de redefinição de 10 segundos, garantindo que o alerta não será acionado mais de uma vez a cada 10 segundos. Se um evento ocorrer durante esse período de redefinição, ele será omitido pela plataforma, inclusive em relatórios.

  • Atribuições de múltiplos rastreadores : múltiplos rastreadores podem ser atribuídos a uma única regra. O número de entrada especificado nas configurações da regra é usado como uma fonte de dados para cada rastreador. Por exemplo, se a 2ª entrada for escolhida e múltiplos rastreadores forem selecionados, a regra notificará o usuário sempre que qualquer um dos rastreadores selecionados enviar uma alteração em sua entrada #2.

  • Validade do evento : Se a plataforma identificar um evento de entrada (1 verdadeiro/nível alto ou 0 falso/nível baixo) de um pacote de dados do rastreador sem coordenadas válidas, ela contará o evento como válido e o exibirá, independentemente de o evento ter ocorrido dentro ou fora das geocercas vinculadas. A lógica dos botões de opção Inside/Outside é ignorada neste caso, pois exibir um evento controverso mais uma vez é melhor do que omiti-lo.

  • Alertas seletivos : Os usuários podem escolher receber alertas de acionamento de entrada somente para alterações específicas na entrada (por exemplo, de 1 para 0 ou de 0 para 1) limpando o texto de notificação para o respectivo campo para o qual não desejam alertas. Por exemplo, os usuários podem configurar alertas para receber notificações somente para alterações de "ON para OFF" enquanto ignoram eventos de "OFF para ON".


Neste exemplo, o texto de notificação para o campo nº 1 está vazio.
Neste exemplo, o texto de notificação para o campo nº 1 está vazio.

Disparo de saída

Visão geral

Dispositivos GPS de veículos geralmente vêm equipados com saídas configuráveis ​​que permitem aos usuários controlar várias funções do veículo, como imobilização do motor, ativação de alarme e muito mais. Essas saídas podem ser gerenciadas diretamente do painel em sua plataforma telemática. Ao configurar uma regra para alterações de estado de saída, você pode receber notificações por meio da interface do usuário, aplicativo móvel, SMS ou e-mail sempre que houver uma modificação no status da saída.


Este recurso garante que você permaneça informado sobre quaisquer alterações no equipamento conectado ao seu dispositivo GPS. Não importa se você está ativando ou desativando funções específicas, esta regra fornece uma maneira confiável de monitorar e gerenciar o status das saídas do seu veículo.


Por exemplo, na gestão de frotas, esta regra é particularmente útil para monitorar o status de um bloco de motor ou sistema de corte de combustível. Se um dispositivo GPS for configurado para controlar essas saídas, a regra pode gerar alertas sempre que o bloco de motor for ativado ou desativado. Isso permite que os gerentes de frotas garantam que as medidas de segurança estejam sendo aplicadas corretamente e que o uso não autorizado do veículo seja evitado.



Configurações de regras


Saída


Especifique a saída de hardware que você deseja monitorar selecionando o número de saída apropriado. Consulte a documentação do fabricante do rastreador para determinar qual saída controla qual funcionalidade.



Detalhes da operação do sistema


  • Alerta de evento independente de GPS: se a plataforma detectar um evento de alteração de saída (como uma troca de 1 para 0 ou vice-versa) de um pacote de dados do rastreador sem coordenadas válidas, ela ainda contará o evento como válido e o exibirá. Isso se aplica independentemente de o evento ter ocorrido dentro ou fora de uma geofence, pois a lógica de geofence interna/externa é ignorada para garantir que eventos potencialmente importantes não sejam negligenciados.

  • Alertas seletivos: se você quiser receber alertas apenas para alterações específicas de saída, como de "DESLIGADO para LIGADO" e não de "LIGADO para DESLIGADO", você pode fazer isso limpando o texto de notificação para o estado de saída indesejado nas configurações.

  • Redefinir temporizador: O alerta "Outputs Triggering" tem um temporizador de redefinição de 10 segundos, o que significa que ele não será acionado com mais frequência do que uma vez a cada 10 segundos. Se outro evento ocorrer durante o período de redefinição, ele será omitido da plataforma, inclusive em relatórios.

  • Vários dispositivos: você pode atribuir vários rastreadores a esta regra, com cada rastreador utilizando o mesmo número de saída especificado nas configurações da regra. Por exemplo, se você selecionar a saída nº 2, a regra notificará você sempre que qualquer um dos rastreadores selecionados relatar uma alteração em sua saída nº 2.

Parâmetro no intervalo

Descrição

Esta regra foi projetada especificamente para o uso de sensores de medição e serve ao propósito de gerar notificações quando os dados do sensor recebidos pela plataforma caem dentro ou fora do intervalo especificado. A regra monitora constantemente as leituras do sensor e dispara notificações sempre que os valores dos dados cruzam os limites definidos. Ao configurar esta regra, os usuários podem receber alertas em tempo real sobre as medições do sensor, permitindo que eles fiquem informados sobre quaisquer desvios ou alterações nos valores medidos. Este recurso aprimora os recursos de monitoramento e permite respostas proativas com base nos dados do sensor, garantindo gerenciamento e controle eficientes dos parâmetros medidos. Por exemplo, se um usuário precisa monitorar a temperatura ou a voltagem em um intervalo específico, a regra pode ajudar a configurar o intervalo e notificar o usuário sempre que as unidades excederem os limites especificados.



Configurações



Sensor:

A fonte de dados para alertas. Pode ser especificado apenas uma única medição ou sensor virtual (apenas para sensores virtuais com “Método de cálculo: Valor de origem”). Portanto, cada rastreador requer uma regra separada.


Mais ou igual:

O parâmetro descreve o limite mais baixo do intervalo.


Menor ou igual:

Este parâmetro descreve o limite mais alto do intervalo.


Limite de valor:

  • é um buffer que é adicionado sobre os limites “ Mais ou igual ” e “ Menos ou igual ” de ambos os lados de cada parâmetro. Este valor ajuda a plataforma a distinguir entre estados de intervalo IN e OUT , mesmo em casos de dados 'soltos' (como ruído do sensor ou imprecisões). Ele faz isso criando um intervalo maior em torno dos pontos '10' e '24', permitindo mais tolerância e reduzindo o risco de alertas falsos. É difícil obter um sensor analógico que atinja o valor especificado exato, ao mesmo tempo, imprecisões acionarão o evento com muita frequência. Pode haver dois casos de ocorrências de valor de entrada. O comportamento da plataforma dependerá do estado da regra (evento) para um determinado momento de tempo. O evento tem dois estados:

  1. Na faixa

  2. Fora do alcance


Caso nº 1 , Do estado IN para o OUT :

Sempre que o evento (a regra) estiver no estado IN range, esse estado só mudará para o intervalo OUT quando o valor de entrada atingir fora (# 4 ) dos buffers externos (# 3 ).

Caso nº 2 , Do estado OUT para o estado IN :

Sempre que o evento (a regra) estiver no estado OUT do intervalo, esse estado só mudará para o intervalo IN quando o valor de entrada atingir o intervalo (# 1 ), mas fora dos buffers internos (# 2 ).



Se o parâmetro “Value threshold” não for especificado, ele se torna igual a 0,03 (valor absoluto) por padrão. Então, como no exemplo acima, o espaço dos buffers seria de 9,97 a 10, de 10 a 10,03, de 23,97 a 24 e de 24 a 24,03.


Cerca geográfica:

Preencha a seção se a regra precisar funcionar somente dentro/fora das cercas geográficas selecionadas.

Vincular zona à regra:

Habilita a vinculação de regras de geocerca.

Botão de mapa:

Mostra as cercas geográficas vinculadas no mapa.

Sensor virtual como fonte para um parâmetro na regra de intervalo:

Sensores virtuais permitem o controle de valores de campo de estado, enquanto sensores de medição permitem apenas o controle de dados não estatais, como nível de combustível, voltagem, etc. Os usuários ainda podem selecionar uma entrada de dados não estatais no sensor virtual e utilizá-la na regra.

Caso um sensor virtual seja selecionado como fonte de dados, o usuário especifica o intervalo de acordo com o valor da fonte do sensor virtual (original):

Isso pode ser útil se os usuários precisarem especificar uma fonte de campo de estado dentro de uma regra de intervalo de parâmetros. Digamos que há um rastreador com um intervalo de código de evento de 1-100, e é necessário controlar os códigos de 20 a 30. Crie o parâmetro na regra de intervalo e especifique o código de evento como uma fonte para o sensor virtual:




Por exemplo, vamos considerar um caso para uma empresa de logística. A empresa envia vários caminhões em várias rotas, e há uma seção crítica com problemas potenciais, como tráfego intenso ou acidentes. Para monitorar essa área de risco de forma eficaz, eles configuram uma regra "Parâmetro no intervalo" com sensores virtuais usando o "código do evento" como fonte de dados. Eles definem um intervalo de 20 a 30 para eventos naquela seção específica da estrada. Sempre que um caminhão encontra um evento dentro desse intervalo crítico (20-30), ele recebe notificações. Isso permite ações rápidas para lidar com problemas potenciais, garantindo segurança e eficiência em suas operações. Essa abordagem permite que eles se mantenham informados sobre eventos críticos que os sensores tradicionais não conseguiam resolver, aprimorando seu controle e tomada de decisão.





Notificações


Notificação de emergência:

é usado para eventos importantes. Uma mensagem na tela e o sinal sonoro só podem ser desabilitados clicando na notificação. Observe que alguns navegadores podem bloquear o som de notificação até que a atividade do usuário seja registrada na página.

Notificações push:

Receba notificações push no aplicativo móvel e na interface web.

Adicione o nome da geocerca à notificação:

Adiciona nomes das geocercas especificadas ao texto de notificação. Esta opção está disponível somente quando o botão de opção "Inside" geofence binding é selecionado na aba "Settings".

Notificações por SMS:

Lista de destinatários para notificações por SMS quando o evento ocorrer.

Notificações por e-mail:

Lista de destinatários para notificações por e-mail quando o evento ocorrer.


Agendar

Defina uma programação para quando a regra será executada. Se sua programação indicar que o evento não deve ser executado em algum dia ou período de tempo, ele não aparecerá como uma notificação na interface do usuário, e notificações via SMS ou e-mail não serão enviadas. Além disso, você pode escolher um modelo padrão para agendamento rápido.


Especificações da plataforma:

  • Sempre que a plataforma identifica um evento de intervalo IN ou OUT de um pacote de dados do rastreador sem coordenadas válidas, a plataforma conta o evento como válido e o exibe independentemente de o evento ter ocorrido dentro ou fora das cercas geográficas vinculadas. A lógica dos botões de opção Inside/Outside também é ignorada neste caso. Esse comportamento se deve ao fato de que mostrar um evento controverso mais uma vez é melhor do que omiti-lo.

  • A regra suporta apenas um dispositivo por regra. Isso se deve ao fato de que várias fontes diferentes de sensores de medição não podem ser referenciadas cruzadamente com vários rastreadores, tabelas de calibração e outros aspectos de medição e filtragem de dados.

  • O alerta "Parâmetro no intervalo" tem um temporizador de redefinição de 10 segundos, o que significa que o evento de alerta não ocorrerá mais do que uma vez a cada 10 segundos. Se esse tipo de evento ocorrer no tempo em que a regra estava esperando a redefinição, esse evento será omitido pela plataforma, incluindo os relatórios.


Relatórios de eventos

Para visualizar as datas em que os eventos foram recebidos, você pode criar o relatório "Relatório sobre todos os eventos".




Para uma representação gráfica do uso de um sensor de medição ao longo de um período de tempo, use o relatório "Sensores de medição".

Valor do campo de estado

Descrição

O tipo de alerta "Valor do campo de estado" é projetado para monitorar o status de vários estados de objetos, como portas, freio de mão, airbag, bem como estados de eventos especiais como ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), DTC (Diagnostic Trouble Codes) e erros. Quando a plataforma recebe o valor esperado no campo de status para um estado específico, o usuário receberá uma notificação.


Ao utilizar o alerta "Valor do campo de estado", os usuários podem ficar informados sobre estados críticos de objetos e ocorrências de eventos em tempo real. Essa funcionalidade aprimora os processos de segurança, proteção e manutenção, garantindo que ações rápidas possam ser tomadas quando estados ou eventos específicos forem detectados.


Os usuários podem gerar relatórios de eventos que resumem as ocorrências de estados ou eventos específicos em um período definido. Por exemplo, eles podem analisar a frequência de aberturas de portas, instâncias de implantação de airbag ou a ocorrência de ativações de ADAS. Esses relatórios ajudam a identificar padrões, tendências ou anomalias nos dados, facilitando o planejamento de manutenção, avaliações de segurança e melhorias operacionais.


Configurações



Para uma configuração rápida da notificação de mudança de estado:


  • Selecione o campo de estado necessário e defina um valor esperado para ele. Por exemplo, campo de estado = Trunk, valor esperado = Opened.

  • Não habilite a opção "Permitir repetição" e deixe o campo "Atraso de repetição" vazio. Neste caso, você será notificado somente se o valor mudar.

Para uma configuração rápida da notificação de alteração de evento:

  • Selecione o campo de estado necessário e defina um valor esperado para ele. Por exemplo, campo de estado = event_code, valor esperado = 7 (alarme de velocidade excessiva para dispositivos Howen Technologies). Para cada código de evento, uma regra de campo de estado separada deve ser criada. Todos os valores esperados podem ser encontrados no site do fabricante do dispositivo ou podem ser obtidos diretamente do fabricante por meio de uma solicitação à sua equipe de suporte.

  • Habilite permitir repetição para obter notificações para os mesmos valores e defina o atraso de repetição (com que frequência os mesmos valores de entrada acionarão a notificação de evento de regra). Por exemplo, se você quiser receber notificações de excesso de velocidade por no máximo a cada 30 minutos, defina o atraso de repetição para 1800 segundos.


Campo de estado:

Aqui o usuário especifica o campo a ser monitorado. No nosso exemplo é Trunk. Então, quando o Trunk é Opened, como definimos no seletor de valor esperado, a plataforma gera um evento de notificação. A caixa de seleção "Allow repeat" também afeta o comportamento, mas essa configuração é descrita abaixo neste artigo.

Valor esperado:

Campos de estado padrão (por exemplo, Porta-malas, Porta, Cinto de segurança, etc.) têm variantes de valor intuitivamente esperadas. Geralmente é Aberto/Fechado ou Trancado/Destrancado. No entanto, se você quiser receber uma notificação de campo de estado sobre algumas ocorrências de eventos especiais, o usuário deve saber qual código de evento seria enviado do dispositivo para que a plataforma saiba o que esperar no campo de entrada event_code.


Por exemplo, uma chave de hardware tem um valor personalizado que a plataforma espera e notifica o usuário depois que o valor A1DD3FC3452904D chega no campo hardware_key.


Permitir repetição:

Se não for selecionado, o evento será disparado repetidamente somente se houver outro valor de entrada recebido antes do valor esperado no momento E o valor esperado entrar, mas em um novo pacote de dados. Por exemplo, se tivermos a caixa de seleção desmarcada, sempre que recebermos a chave de hardware do exemplo acima (A1DD3FC3452904D), a plataforma não dispara a notificação de evento até que um valor de chave de hardware diferente chegue E o valor esperado chegue novamente.

É assim que a opção "Permitir repetição" funciona se não estiver selecionada:

  • 09:00 AM Última chave recebida A1DD3FC3452904D

  • 09:15 AM A plataforma recebe um pacote de dados com o mesmo valor hardware_key (A1DD3FC3452904D). Nenhuma notificação é disparada

  • 09:20 AM Um novo valor hardware_key chegou. Digamos, B99978233FDD1. Nenhuma notificação é gerada porque esse valor não é esperado. Mas o comutador interno está pronto agora para gerar notificação quando a chave A1DD3FC3452904D chegar.

  • 09:30 AM A plataforma recebe um pacote de dados com o valor hardware_key A1DD3FC3452904D. A notificação é acionada agora.

Resumindo, as notificações serão geradas somente na alteração, mas se o valor esperado chegar depois de outro valor.

Se a opção for selecionada, o cenário será:

  • 09:00 AM Última chave recebida A1DD3FC3452904D

  • 09:15 AM A plataforma recebeu um pacote de dados com o mesmo valor hardware_key (A1DD3FC3452904D). A notificação é disparada desta vez.

  • 09:25 AM A plataforma recebeu um pacote de dados com o mesmo valor hardware_key (A1DD3FC3452904D). A notificação é disparada novamente desta vez.

  • 09:34 AM Um novo valor hardware_key chegou. Digamos, B99978233FDD1. Nenhuma notificação é disparada, pois a chave B99978233FDD1 não é a esperada.

  • 09:45 AM A plataforma recebeu um pacote de dados com o valor hardware_key esperado (A1DD3FC3452904D). A notificação é disparada desta vez.

Resumindo, se o valor esperado no campo de estado definido anteriormente chegar na plataforma, ela gera o evento de notificação.

Observe que, se "Permitir repetição" for selecionado, o evento não ocorrerá com mais frequência do que o temporizador "Atraso de repetição" permite. Para o tipo de regra do valor do campo de estado, o temporizador de redefinição padrão é de 5 minutos e pode ser ajustado usando o campo "Atraso de repetição".

Vincular zona à regra:

Habilita a vinculação de regras de geocerca.

Botão de mapa:

Mostra as cercas geográficas vinculadas no mapa.

Atraso de repetição:

Define um temporizador de redefinição personalizado em segundos para notificações de eventos. Por exemplo, se você quiser ser notificado com frequência não maior que uma vez a cada 30 minutos, defina o campo para 1800 (segundos).



Trabalhando com sensores virtuais:

A regra do campo de estado permite a seleção não apenas de campos de estado, mas também de sensores virtuais.Ao selecionar o sensor virtual apropriado e especificar o evento desejado na tabela de sensores virtuais, os usuários podem receber notificações e incluir o evento em relatórios. Isso permite que as empresas personalizem e controlem os eventos sobre os quais desejam ser informadas, adaptando o sistema de monitoramento às suas necessidades específicas. Essa flexibilidade aprimora a capacidade de rastrear e gerenciar eventos críticos ou personalizados, fornecendo insights valiosos e facilitando a tomada de decisões orientada por dados para várias operações comerciais. Todos os eventos de valores esperados são personalizados e podem ser criados de acordo com as necessidades dos usuários. Para obter mais detalhes sobre sensores virtuais, consulte o artigo Sensores virtuais .





Notificações


Notificação de emergência:

é usado para eventos importantes. Uma mensagem na tela e o sinal sonoro só podem ser desabilitados clicando na notificação. Observe que alguns navegadores podem bloquear o som de notificação até que a atividade do usuário seja registrada na página.

Notificações push:

Receba notificações push no aplicativo móvel e na interface web.

Adicione o nome da geocerca à notificação:

Adiciona nomes das geocercas especificadas ao texto de notificação. Esta opção está disponível somente quando o botão de opção "Inside" geofence binding é selecionado na aba "Settings".

Notificações por SMS:

Lista de destinatários para notificações por SMS quando o evento ocorrer.

Notificações por e-mail:

Lista de destinatários para notificações por e-mail quando o evento ocorrer.



Agendar

Defina uma programação para quando a regra será executada. Se sua programação indicar que o evento não deve ser executado em algum dia ou período de tempo, ele não aparecerá como uma notificação na interface do usuário, e notificações via SMS ou e-mail não serão enviadas. Além disso, você pode escolher um modelo padrão para agendamento rápido.


Especificações da plataforma:

  • O alerta "Campo de estado" tem um temporizador de redefinição de 5 minutos, o que significa que o evento de alerta não ocorrerá mais do que uma vez a cada 5 minutos. Se esse tipo de evento ocorrer no tempo em que a regra estava esperando a redefinição, esse evento será omitido pela plataforma, incluindo os relatórios.

  • A regra suporta apenas um dispositivo por regra. Isso se deve ao fato de que várias fontes diferentes de campos de estado não podem ser referenciadas cruzadamente com vários rastreadores.


Não encontrou oque procura?

Por favor, envie o formulário que responderemos o mais breve possível 

bottom of page